covid-19-COMBATE-A-VARIANTE-OMICRON

Desde 31 dezembros de 2019 a população mundial vem lutando contra a COVID-19 que é uma doença infecciosa causada pelo Coronavírus, SARS-COV-2 e outras variantes; e pode apresentar como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca.

A transmissão do vírus é feita de pessoa para pessoa através das gotículas de saliva, espirro, tosse, – catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, beijo etc; ou através de superfícies e objetos contaminados pelos vírus.

Do momento em que foi identificada a doença até agora, o tempo de incubação e sua transmissão apresentam variações por conta da mutação dos vírus da COVID-19, as variantes Dela e Ômicron, tem estágios diferentes de incubação e transmissibilidade.
Segundo a OMS estudos apontam que a variante Ômicron tem seu período de duplicação de 2 a 3 dias e está se espalhando mais rapidamente do que a variante Delta; podendo atingir pessoas já vacinadas.

Por isso temos que ter todo o cuidado para evitar a sua contaminação.
Os cuidados recomendados pelos órgãos de saúde não mudaram. Saiba quais são os principais:

• Lavar as mãos até os punhos com água e sabão e depois enxaguar. Podendo finalizar a limpeza usando álcool em gel 70% indicado para uso na pele.
• Uso de máscara em lugares públicos, devendo cobrir o nariz e a boca completamente, para evitar a contaminação da doença.
• Mantenha a máscara no rosto quando for tossir ou espirrar para evitar que as suas gotículas cheguem a distâncias maiores e que possam contaminar outras pessoas. Em seguida retire a máscara pelo elástico, jogue fora em lugar apropriado e coloque outra limpa em seu lugar.
• Se estiver fora de casa mantenha distância entre as pessoas, no mínimo, em 2 metros.
• Evite contato físico como abraços, beijos e apertos de mão.
• Higienize com frequências as superfícies e objetos que sejam manuseados constantemente, tanto os de uso pessoal, quanto os que estão à disposição de outras pessoas.
• Faça a limpeza e desinfecção frequentes em maçanetas, telefones fixos, painéis de
elevadores, corrimãos, cadeiras, escadas rolantes, aparelhos de ginásticas, bancadas e qualquer superfície fixa que possam ser tocadas.
• Mantenha o ambiente bem ventilado e evite aglomerações

Devemos manter o foco da saúde de nossos familiares, amigos e colegas de trabalho, atentando para
as recomendações de cuidados e proteção em prol ao bem-estar de todos.
Então, se puder fique em casa, mas caso precise sair para trabalhar ou para fazer algo importante
fora de casa mantenha os cuidados já mencionados.