CONFIRMADO O 3º CASO DO SUPERFUNGO NO BRASIL

“O que é o superfungo “Candida auris”?

A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) classifica a aparição do segundo caso do superfungo “Candida auris” no Brasil como um surto, mesmo apresentando 3 casos.
Esta preocupação se dá pelo fato do “Candida Auris” ser um microrganismo novo na história da epidemiologia do Brasil.


O “Candida auris” é um fungo emergente que pode representar uma séria ameaça à saúde pública, considerando que: (1) é resistente às principais classes de fármacos antifúngicos (polienos, azóis e equinocandinas);

(2) pode ser fatal, causando infecção na corrente sanguínea; (3) é difícil de eliminar do ambiente contaminado.

Estudos apontam que até 90% dos isolados de “Candida auris “ são resistentes aos medicamentos mais comuns no tratamento contra Candida, algo que não é observado em nenhuma outra espécie do gênero. É comum que os infectados tenham um fator de risco que facilitam o surgimento de infecções por fungos, como diabetes, falência renal ou até o uso de múltiplos antibióticos.

Um estudo de pesquisadores brasileiros publicado no periódico científico Journal of Fungi, inclusive, analisou o primeiro surto da doença na Bahia e relatou que todos os infectados já estavam na UTI por conta da covid-19. Portanto, uma das hipóteses é de que eles “foram intensamente expostos a antibióticos e procedimentos médicos invasivos, e desenvolveram superinfecções”.

A taxa de mortalidade varia entre 30% e 60%. Ou seja, no mínimo, quase um terço dos pacientes infectados com o fungo acaba não resistindo às doenças. A infecção causa sintomas como febre alta, tontura, fadiga, aumento da frequência cardíaca e vômitos.”

Acompanhe a matéria abaixo para acessar todo o conteúdo.
https://exame.com/ciencia/anvisa-confirma-novo-caso-de-superfungo-no-brasil/