Após o aumento das internações em UTIs com índices de recorde no estado de São Paulo, o Centro de Contingência do coronavírus, recomendou o isolamento social.
A medida foi aprovada e anunciada pelo Governador Dória na quarta-feira, 24 para todas as 645 cidades do estado de São Paulo e consiste em restringir a circulação de pessoas a partir do dia 26 sexta-feira até o dia 14 de março com horário de restrição entre 23h e 5h.
O Governo informa que os serviços essenciais funcionarão durante qualquer período do dia, inclusive no horário restrito. E que não haverá restrição da circulação de trabalhadores pelas cidades.
Esta medida visa evitar as aglomerações desnecessárias que têm acontecido pelas cidades em festas de eventos clandestinos.
Toda essa situação tem se agravado pelo fato das pessoas deixarem de levar a sério os cuidados solicitados para a contenção da doença como: o USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS e o DISTANCIAMENTO SOCIAL com pelo menos 1,00 m entre as pessoas em locais públicos .
Parece que as pessoas esqueceram a dor causada pela preocupação e até a morte de parentes, amigos e conhecidos por causa da contaminação do coronavírus.
Precisamos conter essa doença, a vacina ainda não está disponível para todos, cabe a cada um de nós cuidar da própria saúde. E seguir as recomendações é o mesmo que cuidar, também, da saúde do próximo.
Para isso, os administradores do comércio, dos escritórios, dos edfiícios públicos devem continuar taomando todo o cuidado com a higienização das áreas comuns, onde as pessoas podem ter contato: mesas, cadeiras, maçanetas, máquinas de cartão, botões de elevadores, balcões de recepção, carrinhos de supermercado…
A limpeza e desinfecção das áreas podem evitar a propagação do vírus, além dos cuidados com a higienização das mãos através da lavagem com água e sabão e a finalização da limpeza com álcool em gel.
É necessário continuar lutando. Saia de casa apenas se for necessário. É para a sua proteção e para a proteção de todos.
Renko Químicos.