Semana do Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente

Selo eureciclo.

Em comemoração ao dia do meio ambiente, 05 de junho,  queremos compartilhar esse sorriso com você!

No século XXI, não basta uma empresa se comprometer a entregar produtos de qualidade e atender seus clientes com excelência: é preciso ter responsabilidade social e preocupação com o impacto que suas atividades causam no meio ambiente. Por isso, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável, a Renko firmou parceria com o selo eureciclo.

O que o selo representa?

O selo eureciclo representa o compromisso ético e de negócios de uma empresa com um futuro mais sustentável e com menos poluição. Segundo o próprio selo, os seres humanos produzem mais de 1 bilhão de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) por ano. Isso significa que, em média, uma pessoa produz mais de 1 kg de lixo por dia.
O problema é que, quando se fala do planeta Terra, “jogar fora no lixo” não existe: os materiais que não são reaproveitados nem corretamente descartados vão para o ambiente, aumentam o volume de poluentes e prejudicam a saúde das pessoas e de outras espécies.

Por isso, países como o Brasil já contam com legislações específicas para lidar com essa questão. No nosso caso, o principal instrumento é a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada na Lei nº 12.305/2010. A PNRS organiza a maneira como o País lida com o lixo e exige, tanto do setor público quanto da iniciativa privada, transparência no gerenciamento de seus resíduos.

Dois pontos de destaque na PNRS são abordar o destino de todos os resíduos sólidos – domésticos, industriais e outros –, estimulando a reciclagem; e o descarte adequado dos rejeitos, que são aqueles itens que não podem ser reaproveitados.

No que diz respeito a indústrias como a Renko, um dos principais dispositivos atende pelo nome de logística reversa. A ideia é que a responsabilidade da empresa com seu produto não termina
com a chegada deste ao cliente: a empresa também se responsabiliza pelo pós-venda e pelo destino das embalagens após o uso. Dessa forma, as embalagens usadas são recolhidas e voltam para a cadeia produtiva, na qual são reaproveitadas – daí o “reversa”.


Além de reduzir o impacto ambiental, toda a operação gera atividade e impacto econômico positivo, inclusive por meio de renda para as cooperativas de reciclagem. O selo eureciclo é a garantia de que a Renko atua no gerenciamento de seus resíduos sólidos.

Como funciona?

A empresa informa a quantidade de toneladas de plástico e outros resíduos sólidos gerados com a venda de seus produtos. O selo eureciclo calcula,
então, o passivo ambiental. Na sequência, a empresa realiza o pagamento pelo serviço ambiental que devolve pelo menos 22% de embalagens usadas à cadeia produtiva, como determina a PNRS.
O valor pago é destinado às cooperativas de reciclagem, que comprovam operar legal e formalmente e atuam reciclando materiais equivalentes aos das embalagens usadas. Para comprovar seu compromisso com a reciclagem, a empresa ganha o selo.

A importância de reciclar.

É claro que a quantidade de 22% de resíduos reciclados pode e deve ser aumentada. Para isso, é preciso não somente que as empresas se preocupem com o tema, mas que a população também contribua com o descarte correto e com a reciclagem. Por isso, o selo eureciclo valoriza a coleta de triagem, realizada por trabalhadores da cadeia de reciclagem do Brasil.
É uma forma de educar e informar os consumidores e o público em geral a respeito das marcas que investem no desenvolvimento da cadeia de reciclagem com conscientização ambiental e de estimular esses consumidores a contribuir também, fazendo a sua parte. Cuidar dos resíduos sólidos é cuidar do planeta e do nosso futuro.

Posted by   Posted on  
  • Post Comments 0

    Drop us a line

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *